caso isadora

Família de modelo santa-mariense assassinada em SC realiza atividades em homenagem à jovem

Michelli Taborda

No dia em que a morte da modelo santa-mariense Isadora Viana Costa, 22 anos, completa 60 dias, a família da jovem organizou uma tarde de atividades em homenagem à Isadora.

Jovem que morreu em acidente foi sepultado nesta manhã em Cruz Alta

A partir das 14h deste domingo, familiares e amigos da modelo estarão na Praça dos Bombeiros, onde estão previstas apresentações de dança, teatro e canto (veja abaixo). Além disso, segundo Rogério Froner Costa, pai de Isadora, o espaço também será utilizado para pedir por justiça nas investigações do caso. Na quarta-feira, o namorado da jovem foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina pela morte de Isadora (mais detalhes abaixo).

- Organizamos esse momento porque ela gostava muito desse tipo de atividade. Então, vamos estar lá para homenageá-la e mostrar que estamos todos juntos na luta contra a violência - comentou o pai da jovem. 

PROGRAMAÇÃO

Das 14h às 17h30min - Apresentação do Grupo de Iniciação Teatral da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet), Grupo Amor Movimento e Dança, Royale Escola de Dança. Música ao vivo com Giana.

Ao longo da tarde, haverá distribuição de erva mate e água quente para chimarrão.

'Quando ouvi o barulho, sabia que era no quarto das crianças e corri', conta homem que estava na casa atingida por carro

As atividades contam, ainda, com o apoio e participação de grupos feministas de Santa Maria, CPERS/Sindicato, Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados de Santa Maria, Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm), Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa, Comissão da Violência Contra a Mulher da Câmara dos Deputados, Comissão dos Direitos das Mulheres da Câmara dos Deputados, Bloco TPM (Meninas Feministas Percussionistas) e Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia em Santa Maria (ATVSM).

O CASO 
Isadora foi assassinada na manhã do dia 8 de maio deste ano, na cidade catarinense de Imbituba. A modelo, natural de Santa Maria, foi morta dentro do apartamento do namorado, que fica na área central da cidade catarinense. As investigações do caso tiveram início no dia do crime, quando a polícia foi acionada a comparecer no Hospital São Camilo com a informação de que Isadora morreu por causa desconhecida. 

O laudo da necropsia apontou que a jovem morreu por trauma abdominal, e o caso passou a ser investigado como feminicídio. Conforme o resultado do exame, ela morreu entre 6h20min e as 7h30min. Neste horário, apenas Isadora e o namorado estavam no local. Nesta quarta-feira, o Ministério Público de Santa Catarina denunciou o namorado da modelo, Paulo Odilon Xisto Filho, de 36 anos, por homicídio qualificado por feminicídio e recurso que impossibilitou a defesa da vítima, além de fraude processual, já que, segundo o MP, a cena do crime foi modificada a fim de induzir a perícia a erros.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Leitores votam se estão satisfeitos com a manutenção da iluminação pública de Santa Maria Anterior

Leitores votam se estão satisfeitos com a manutenção da iluminação pública de Santa Maria

Ponte de ferro do Cerrito será doada para a prefeitura Próximo

Ponte de ferro do Cerrito será doada para a prefeitura

Geral